Visita na Famosa Stag’s Leap Wine Cellars

A história da famosa Stag’s Leap Wine Cellars

Vou contar uma breve história dessa vinícola em que trabalho há quase 3 anos, hoje conhecida mundialmente por ter sido a ganhadora da competição do Julgamento de Paris em 1976, a Stag’s Leap Wine Cellars que foi fundada em 1970 e teve a primeira plantação de Cabernet Sauvignon na região trazendo Napa Valley para o novo mundo do vinho.

Em 1972 o fundador Warren Winiarski fez o primeiro plantio do vinhedo da uva Cabernet Sauvignon juntamente com Nathan Fay (tal terreno era antes um plantio de ameixas secas), no distrito da Stag’s Leap, que obteve este nome pelo fato de existirem muitos veados onde os mesmos “iludiam” os caçadores que tentavam a captura e eles corriam/pulavam para os picos da montanha para se libertarem foi quando nasceu a vinícola Stag’s Leap Wine Cellars.

Em 1973 o primeiro prédio foi completado e as pessoas poderiam conhecer e provar o histórico S.L.V. Cabernet Sauvignon.

Visita na Famosa Stag’s Leap Wine Cellars 2

Garrafas dos principais vinhos da Stag’s Leap Wine Cellars


Em 1974 foi encontrado num barril de número 23 um vinho maravilhoso cujo o enólogo Andre Tchelistcheff decidiu engarrafar separadamente denominando como Cask23 por ter sido colhida de uma uva do mesmo vinhedo porem com qualidade superior. A garrafa de um cask23 hoje custa em torno de $300 dólares.

Em 1986 o fundador Warren compra o vinhedo do Nathan Fay, tornando-se o único dono. Logo depois em 1989, o distrito de Stag’s Leap em Napa Valley é estabelecido como uma área Viticultural Americana.

Finalmente em 2000, o cellar onde armazenam os vinhos foi completada (após 4 anos em construção) com uma entrada chamada The Arcade, projetada pelo arquiteto Javier barba, com sede em Barcelona. Há mais de 34.000 metros quadrados de túneis, e possui um pêndulo onde no mundo há cerca de somente 50 pêndulos iguais a que eles colocam dentro da caverna, suspenso no teto, que marca a passagem do tempo e do envelhecimento do vinho. Vale muito a pena um tour por aqui!

Visita na Famosa Stag’s Leap Wine Cellars 3

Foto da montanha nomeada como Stag’s Leap


Atualmente a Stag’s Leap Wine Cellars faz parte do legado da Ste. Michelle Wine Estates grande companhia que tem várias vinícolas diferentes em vários estados nos Estados Unidos.

Visita na Famosa Stag’s Leap Wine Cellars 4

Pátio onde é feito as degustações dos vinhos


Em 2014, inaugura-se FAY Outlook & Visitors Center, permitindo aos turistas desfrutar de belas vistas panorâmicas de FAY Vineyard enquanto experimentam os vinhos deliciosos e também podem fazer visitas pela propriedade.

Visita na Famosa Stag’s Leap Wine Cellars 5

Sala de degustação com harmonização de queijos


Leave a Reply

um × dois =

Your email address will not be published.